Circuncisão

O que é Circuncisão: 





 Circuncisão é uma operação cirúrgica que remove o prepúcio, uma pele que cobre a glande do pênis, e é um termo oriundo do latim, que significa cortar ao redor. A cirurgia de circuncisão é realizada há mais de 5 mil anos, muito por motivos religiosos, como muçulmanos e judeus.


A circuncisão masculina é o tipo mais praticado desde o século XIX, e em alguns países, como os Estados Unidos, é considerada uma operação muito vulgar, pois diz-se que a remoção da pele favorece a masturbação e a prática de atos sexuais.


Há muitos anos atrás, a circuncisão era mais comum, mas atualmente, tirando em casos religiosos, a prática regular de hábitos de higiene estão substituindo os benefícios da cirurgia. Um possível motivo para o início da cirurgia de circuncisão é que, em muitas culturas, o início da puberdade é um momento especial, e a cirurgia seria como um ritual de passagem, demonstraria a entrada do jovem na vida adulta.

Para Que Serve O Prepúcio?


O utilidade do prepúcio já vem desde a pré-história, pois o prepúcio tem como função proteger a glande contra traumatismos diversos - os mesmos eram frequentes no homem primitivo que vivia nu. Nos tempos modernos, como usamos roupas que protegem a zona genital, a função do prepúcio não é tão essencial quanto antes.


Vantagens

Não vamos entrar no mérito religioso, pois não somos um site com esse fim e nem temos apenas visitantes envolvidos. Mas falando no âmbito geral, a principal vantagem está na higiene íntima. Como a região fica coberta, acaba se tornando um excelente local para acumular bactérias que causam mau cheiro no órgão genital masculino. Além disso dados do Programa de combate a AIDS da ONU afirmam que homens circuncisados têm menos riscos de contrair doenças, inclusive o próprio HIV e infecções.
Particularmente falando acredito também que a estética do nosso amigo fica muito melhor.

Desvantagens

Já a desvantagem da circuncisão é difícil definir, pois ” não existe “. Até mesmo o risco da cirurgia é quase nula, mas quanto a sensibilidade da glande é motivo de comentários críticos. Porque a glande fica sensível no começo,  logo quem sofre de ejaculação precoce acaba piorando o caso.

Em adultos outro motivo de reclamação é no pós operatório, pois em ereções no período da noite podem ocorrer ereções dolorosas. Pode até soltar os pontos na região.


Como É O Acto Cirúrgico E A Recuperação?

A circuncisão é feita sob anestesia local, num procedimento de cirurgia de baixo risco, sem a necessidade prévia de sedativos ou antibióticos. O acto cirúrgico tem uma duração média de trinta minutos, após o qual poderá regressar ao seu dia-a-dia usual, usando apenas medicação anti-inflamatória. As complicações pós-operatórias são raras, mas podem ocorrer hematomas, infecções, entre outras. Alguns pacientes queixam-se de alterações da sensibilidade e dores, sendo na grande maioria distúrbios psicossomáticos. Os inconvenientes decorrentes da cirurgia são em geral passageiros e o período pós-operatório é geralmente tranquilo podendo regressar à sua actividade sexual poucos dias depois.

Benefícios E Riscos Da Circuncisão

Os benefícios e riscos são assuntos ainda pouco claros, por isso, usualmente, a circuncisão é uma questão de opção pessoal. Como benefícios existem o risco de menores infecções do tracto urinário e diminuição do risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, bem como da prevenção da fimose (incapacidade de retrair a pele do pénis) ou mesmo a inflamação da glande. Em termos de benefícios sexuais para a parceira, existe o facto de reduzir as infecções vaginais e doenças como a candidíase.
As desvantagens de uma circuncisão são o desconforto sentido depois da cirurgia, podendo incluir dor, risco de infecção e a possível diminuição da sensibilidade da ponta do pénis.

Vida Sexual Depois Da Circuncisão

A falta do prepúcio poderá diminuir a sensibilidade da ponta do pénis, mas esta situação não ocorre em todos os homens, nem isto constitui motivo para uma vida de mau sexo!
Existem alguns estudos que indicam que o homem circuncidado demora um pouco mais tempo a ejacular - o que pode acabar por ser uma vantagem para sua vida sexual e da sua parceira, podendo a sua parceira atingir um orgasmo vaginal, dando-lhe a si mais confiança durante o acto.

Reverter

A restauração do prepúcio é possível. Se a sua posição mudar acerca da sua decisão de ter sido circuncidado, pode voltar a colocar cirurgicamente a pele que cobre o seu pénis. No entanto nem todas as funções serão possíveis de restaurar. O seu prepúcio contém terminações nervosas especiais e vasos sanguíneos que tornam um prepúcio num prepúcio. Uma reversão da circuncisão é usualmente feita por razoes estéticas, e não por razões médicas.

Decidir

Tal como já dissemos, a circuncisão é usualmente uma questão de opção e poucas vezes o é por motivos médicos. Muitos homens optam pela circuncisão, muitos homens optam por manter o seu pénis tal e qual como quando nasceram. As vantagens são quase as mesmas que as desvantagens, o ideal é sempre falar com a sua parceira e com o seu urologista sobre o assunto para que eles o ajudem a tomar uma decisão consciente.





Sem comentários:

Enviar um comentário